A escolha do assunto e orientador constitui o primeiro passo da pesquisa acadêmica em trabalhos de conclusão de curso, dissertação e tese.
Como escolher o orientador? Quais critérios devem ser levados em conta nessa escolha? Além da especialidade do orientador sobre o tema escolhido para pesquisa, a afi nidade entre aluno e possível orientador é um critério válido?
E a disponibilidade de tempo para orientar?
E o assunto? Como surge um assunto ou tema de pesquisa?
O assunto de uma pesquisa pode derivar de uma pergunta, curiosidade ou interesse acerca de um tema. Não existe um bom assunto em termos absolutos, mas há critérios que podem auxiliar o aluno na escolha deste.
O primeiro critério de escolha é o interesse e motivação do pesquisador pelo tema, pois, afinal, serão dedicados vários meses à procura de fontes e ao estudo sobre o assunto.
Além das afinidades com o tema, o aluno deverá certificar-se de que o assunto não foi exaustivamente trabalhado em outras pesquisas, a fim de poder contribuir para a área pesquisada. O aluno deve escolher, ainda, um assunto que não seja impossível de ser trabalhado em razão da indisponibilidade das fontes ou inviabilidade financeira. A realização de uma etnografia na Suprema Corte Americana pode ser inviável para um trabalho de conclusão de curso de um estudante brasileiro. Aconselha-se, também, que o tema escolhido não seja excessivamente amplo, pela impossibilidade de se tratar todos os aspectos de um tema muito abrangente em uma única pesquisa.
Para uma breve refl exão sobre o assunto, existem diferenças entre assunto e problema de pesquisa?