Reprodução, com adaptações, da Apostila TCC 1 e 2, preparada pelos professores FERNANDO FONTAINHA, IVAR HARTMANN, ANA MARIA MACEDO CORRÊA, CAMILA ALVES E KATARINA PITASSE, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, em 2014.1

08 - Elaborar Uma Problemática

Elaborar uma problemática é um passo relevante para o êxito das pesquisas acadêmicas.Por essa razão, as especifi cidades e distinções dos problemas científicos devem ser claras. Nesta seção, serão apresentadas as características da elaboração de um problema de pesquisa.

Todo e qualquer problema é científico? O que é um problema científico? Toda pergunta ou curiosidade pode ser um problema científico?Existem problemas de diferentes ordens, inclusive de natureza não científica. Os problemas propositivos e de valor, cujas finalidades são, respectivamente, apresentar uma solução a um problema concreto e apreciar valorativamente um dado ou fato, não são, a princípio, científicos por não serem passíveis de verificação empírica. 

De maneira geral, os problemas apresentados em pesquisas acadêmicas devem ser formulados de modo a distinguir-se das questões propositivas, de valor ou de simples curiosidades. O pesquisador deve ser capaz de transformar o assunto ou tema escolhido em um problema com particularidades científicas.

Nos últimos anos, muitos pesquisadores têm se dedicado a temas relacionados ao STF.  Visto que o STF é objeto recorrente de pesquisas acadêmicas, o aluno deve se indagar, a título de reflexão acerca da elaboração da problemática, sobre quais questões poderiam ser consideradas problema de pesquisa, relacionados ao tema Supremo Tribunal Federal. Existe alguma diferença de objetivo/conteúdo nas seguintes indagações:

  1. A atuação do Supremo Tribunal Federal é boa?
  2. Como melhorar a celeridade dos processos no STF?
  3. Em que medida a falta de celeridade no julgamento dos Recursos Extraordinários pelo STF é relacionada ao excesso de processos?

Por que as indagações do item 1 e 2 não poderiam ser consideradas problemas científicos?