Sabe-se que a aprovação da OAB é requisito necessário para o exercício da advocacia. No entanto, muitos bacharéis em direito são reprovados neste exame e se veem impossibilitados de exercer atividades para as quais dedicaram cinco anos de formação superior. Neste cenário, suponha-se que um pesquisador queira investigar este processo, perguntando-se se há correlação entre sobre os índices de aprovação e as instituições de origem de estudantes de direito de determinada cidade.
Há muitos meios de ser empreendida esta pesquisa. Caso opte por uma metodologia quantitativa, este pesquisador lidará com algumas limitações concretas, notadamente, no que concerne à execução. Assim, o orçamento, a equipe, o cronograma poderão orientar a sua escolha entre uma investigação de seu universo total (feitura de um censo) ou de parte dele, hipótese na qual poderia optar pela realização de um survey.
O survey se caracteriza por ser uma técnica de pesquisa de levantamento de dados através da análise de variáveis relativas a um grupo significativo de pessoas, por amostragem, relacionado ao tema que se investiga. O nosso pesquisador hipotético se beneficiaria desta metodologia, visto que o universo que investiga — os estudantes de direito — é muito amplo. Uma vez que suas limitações não permitem a investigação de todos, infere-se que o survey seria um método adequado.