Reprodução, com adaptações, da Apostila TCC 1 e 2, preparada pelos professores FERNANDO FONTAINHA, IVAR HARTMANN, ANA MARIA MACEDO CORRÊA, CAMILA ALVES E KATARINA PITASSE, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, em 2014.1

13 - Metodologia Quantitativa: A Coleta por Questionário

Em sessões anteriores, falamos de censo e survey e mencionamos que trata-se de técnicas de pesquisas nas quais as informações podem ser buscadas através da aplicação de questionários a um universo determinado de pessoas. 

Nesta sessão, nós olharemos para o instrumento de que podem ser valer aqueles e outros tantos métodos de se pesquisar: o questionário. 

Antonio Gil (1999) define questionário como uma técnica de investigação que consiste na apresentação de um número mais ou menos elevado de questões escritas a um grupo determinado de pessoas. Há varias maneiras de aplicação de questionários: é, por exemplo, bastante comum que sejam enviados aos respondentes e que esses sejam responsáveis por seu preechimento (questionários auto-aplicados); mas é também possível que as perguntas sejam formuladas oralmente pelos pesquisadores (questionários aplicados com entrevista ou formulários).

É, assim, uma ferramenta bastante versátil, que possibilita alcançar uma quantidade de pessoas; pode significar a redução de custo de pessoal, já que podem ser auto-aplicados; pode garantir o anonimato dos pesquisados; e tende a diminuir a influência do pesquisador no momento da resposta.

Essas são apenas algumas vantagens que explicam por que os questionários são amplamente utilizados. No entanto, esse instrumento encerra, igualmente, uma série de limitações.