Reprodução, com adaptações, da Apostila TCC 1 e 2, preparada pelos professores FERNANDO FONTAINHA, IVAR HARTMANN, ANA MARIA MACEDO CORRÊA, CAMILA ALVES E KATARINA PITASSE, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, em 2014.1

20 - A Perspectiva Multi-Método

Já foram apresentados métodos quantitativos (survey, censo, coleta documental) e qualitativos (entrevistas, etnografia, história oral). 

A escolha deles deve estar diretamente relacionada com o objeto, a problemática da investigação, as possibilidades e limitações do pesquisador e da pesquisa em si. 

Escolher significa optar pelas singularidades de cada método, isto é, seus naturalmente existentes pontos fortes e fracos. 

Perguntamo-nos, no entanto, se é preciso que um pesquisador eleja apenas um ou se é possível que faça uso de diferentes métodos combinadamente. 

Refletir sobre essas possibilidades nos conduz a pensar a partir de uma perspectiva multimétodo. Um pesquisador pode, por exemplo, aplicar um método quantitativo e combiná-lo a um método qualitativo? Por exemplo, pode ele intercalar a história oral com a coleta documental? Ou, ainda, empreender uma pesquisa censitária e complementar sua análise com base em uma pesquisa arquivística? 

Essas perguntas estão na superfície de questionamentos mais radicais. Poderíamos assim formulá-los: há uma maneira mais correta de se pesquisar determinado objeto? Uma pesquisa quantitativa é melhor ou mais verificável que uma pesquisa qualitativa? Qual é o embate entre essas duas formas de se fazer pesquisa? Chega-se ao momento de entender as potencialidades de pesquisas qualitativas e quantitativas, aplicadas isoladamente e refletir sobre as possibilidades de se empregar diferentes aportes metodológicos.